Logo-Trend
Logo-Trend
arquitetos-do-brasil

Os maiores arquitetos do Brasil: conheça suas histórias

Conheça um pouco sobre cada um dos maiores nomes da arquitetura brasileira. Saber mais

quinta-feira, agosto 26, 2021

Quando pensamos sobre a arquitetura brasileira, é inegável que o primeiro nome em nossa mente seja Oscar Niemeyer. Um dos maiores arquitetos do Brasil, reconhecido no mundo inteiro, deixou grandes projetos como o museu “do olho”, em Curitiba, as curvas do Complexo da Pampulha, localizado em Belo Horizonte e o tão famoso Palácio do Planalto, em Brasília.

Mas, há muitos outros que estão no mesmo patamar que Niemeyer, quando falamos de referência e genialidade. Mas, há muitos outros que estão no mesmo patamar que Niemeyer, quando falamos de referência e genialidade. Então, a fim de disseminar esse conhecimento, preparamos esse texto com alguns dos maiores nomes da arquitetura no Brasil.

Vamos lá?

1 – Lina Bo Bardi

Mais conhecida como Lina Bo Bardi, a arquiteta Achilina Bo é natural de Roma, na Itália. Nascida em 1914, se mudou para o Brasil com seus pais e acabou se naturalizando brasileira. No século XX, com o ambiente da arquitetura composto predominantemente por homens, Lina abriu espaço e reconhecimento para as mulheres.

Ela realizou diversos projetos de cenografia, artes plásticas e design de móveis. Mas, seu trabalho mais reconhecido no mundo da arquitetura, é o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Além disso, foi autora de obras como a casa em que viveu por 40 anos e, atualmente, é o Instituto Lina Bo e Pietro Maria Bardi, a Casa de Vidro. E outros projetos, também, como o Teatro Oficina, recuperação do Solar do Unhão, a Igreja do Espírito Santo e o Sesc Pompéia.

2 – João Filgueiras Lima

O carioca João da Gama Filgueiras Lima, nascido em janeiro de 1932, conhecido como Lelé, se tornou um dos maiores arquitetos modernos do Brasil. Além do seu foco no grande alcance social, Lelé se destacava por conta de suas técnicas inovadoras de cunho tecnológico e estético.

Com mais de 50 anos no ramo da arquitetura, como profissional, desenvolveu muitos projetos. Construiu muitos Com mais de 50 anos no ramo da arquitetura, profissionalmente, desenvolveu muitos projetos. Construiu muitos hospitais, escolas, prédios públicos e universidades. Além de ter colaborado, ao lado de Oscar Niemeyer, para o projeto de Brasília.

Assim, como uma de suas principais obras na carreira, foi responsável pelos hospitais da Rede Sarah Kubitschek, e do Palácio Thomé de Souza, atual sede da prefeitura de Salvador – BA.

3 – Oscar Niemeyer

Sem dúvida, não há como, em uma lista com os maiores nomes da arquitetura do Brasil, deixar de fora Oscar Niemeyer. O grande arquiteto nasce no Rio de Janeiro em 1907, e tem influência na construção de muitos edifícios públicos de Brasília. Inclusive, auxiliou Lúcio Costa no projeto da cidade.

Oscar possui características inconfundíveis como o uso de vidro, concreto, vãos livres e curvas. Realizou, pelo mundo, mais de 600 obras. Umas delas, aliás, foi a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), localizada em Nova York.

4 – Rosa Kliass

A paulistana Rosa Kliass, com o tempo, se tornou uma das grandes referências do paisagismo no Brasil. Ela foi a primeira arquiteta paisagista mulher, em nosso país.

Ela teve um papel muito importante na aceitação do paisagismo no Brasil, enfatizando e dando valor aos elementos naturais através do planejamento urbano.

Dessa forma, dentre suas principais obras, estão o Parque Zoobotânico Mangal das Garças, no Pará e o Parque do Forte, em Macapá.

5 – Roberto Burle Marx

Em 1900, Roberto Burle Marx nasceu em São Paulo. Além de arquiteto, foi decorador, ceramista, designer de joias, desenhista, gravador, escultor, paisagista, litógrafo, tapeceiro e pintor.

Antes de tudo, ainda em sua infância, mudou-se com sua família para o Rio de Janeiro, onde cultivou o seu primeiro jardim. Mais para frente, em 1928, viajou para a Alemanha onde fez um tratamento médico.

Em sua estadia, conheceu o jardim botânico alemão, que abrigava várias espécies da flora brasileira. Assim, descobriu a paixão pelo paisagismo. Posteriormente, quando retornou ao Brasil, em 1930, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes. Lá, estudou com Cândido Portinari e passou a conviver com grandes arquitetos do Brasil, como: Milton Roberto, Hélio Uchôa e Oscar Niemeyer.

Na sua carreira, foi responsável por mais de três mil projetos de paisagismo no mundo todo. Um de seus grandes feitos, foi o Parque Ibirapuera, em São Paulo e os Jardins do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte.

arquitetura-brasileira

6 – Severiano Mário Porto

Severiano Mário Porto é mineiro e ficou conhecido popularmente como arquiteto de floresta. Ganhou esse apelido por seu estilo único, onde mesclava inovações modernas com técnicas de ribeirinhos. Dessa forma, fez com que sua identidade criativa se tornasse modelo de arquitetura sustentável e amazônica.

Todas as suas obras, pensando no melhor desempenho térmico, foram realizadas com materiais sustentáveis. Além disso, sempre teve foco na resistência às chuvas típicas da Amazônia e, também, na valorização da luz natural.

Sendo assim, entre seus principais projetos, podemos citar o Parque Urbanização de Ponte Negra, em Manaus, e o Centro de Proteção Ambiental de Balbina, no Amazonas.

Contudo, ficamos por aqui. Esperamos que esse conteúdo sobre os maiores arquitetos do Brasil tenha agregado ao seu conhecimento. Não deixe de compartilhar essa matéria com seus amigos, para ajudá-los, também.

E, por fim, continue de olho em nosso blog para receber mais matérias como essa. Para qualquer dúvida, entre em contato com a gente.

Então, obrigado pela leitura. Até breve!