Logo-Trend
Logo-Trend
mesa-sala-de-jantar

Como decorar a sala de jantar? Veja 4 truques simples que vão te ajudar

Nesse texto, você vai conferir 4 dicas que vão te ajudar com a decoração da sua sala de jantar, além de móveis que não podem faltar! Saber mais

segunda-feira, novembro 29, 2021

Decorar a sala de jantar, espaço dedicado às refeições em família e ao convívio com os amigos, pode parecer um grande desafio. Especialmente, quando o espaço é pequeno. Porém, esta não é uma tarefa impossível!

Com as orientações corretas, você pode aproveitar ao máximo este espaço. Então, confira nossa coleção de dicas para ajudá-lo a criar um ótimo ambiente para seus jantares e recepções!

1 – Leve em conta o espaço disponível

Primeiramente, para saber decorar a sala de jantar, é necessário analisar e medir o espaço existente. A tendência é, cada vez mais, avançar para propriedades mais compactas, pelo que, para garantir o conforto de quem habitualmente utiliza este ambiente, é necessário ter em consideração pormenores como a dimensão do mobiliário e a quantidade de espaço envolvida.

Na sala de jantar, a medida mais importante é a distância entre a mesa e a parede (ou outro móvel, como uma cômoda ou armário).
Este espaço de circulação deve ser de no mínimo 90 cm, mas, idealmente, de 1,20 m. Essas medidas garantem que as pessoas possam se deslocar no restaurante sem dificuldade e que as cadeiras possam se mover suavemente.

2 – Escolha os móveis corretos

A escolha de móveis que combinem com o tamanho e formato da sua sala de jantar é mais um passo importante para garantir uma bela decoração. Mobiliário principal neste ambiente, a mesa de jantar merece atenção especial:

  • O tamanho da mesa deve ser compatível com o local onde é colocada e deve haver uma distância entre a cadeira ou a parede de no mínimo 60 cm;
  • Se você escolher uma mesa retangular, opte por estantes que permitam que a cadeira seja empurrada para fora quando não estiver em uso;
  • Já as mesas redondas acolhem mais gente.


Se a sua sala de jantar não for muito espaçosa, esqueça as cadeiras extragrandes. Para que todos possam comer confortavelmente, deve haver uma distância de pelo menos 30 cm entre os assentos. Se preferir cadeiras com apoio de braços, é melhor usá-las apenas na parte superior da mesa.


Além das mesas e cadeiras, outros móveis que podem ser utilizados na sala de jantar são os armários de louças, de ferro e de bar. A quantidade de espaço disponível determinará qual você deve escolher. Para ambientes maiores, os armários de vidro são uma ótima opção para armazenar talheres. Mas, se o espaço não for grande, além do efeito de fazer piadas na decoração, o buffet também é muito útil para apoiar a comida na refeição.

3 – Iluminação

Além de todo o investimento necessário, o essencial na hora de decorar uma sala de jantar, é a iluminação. Ou seja, a luz certa pode aumentar o espaço e torná-lo mais confortável. Para deixar todos os momentos à mesa bem confortáveis ​​e agradáveis, o ideal é que todas as luzes do ambiente sejam difusas.

Dessa forma, a luz direta da mesa de jantar será refletida nos olhos das pessoas, o que é desconfortável e pode superaquecer o ambiente. Decoração bem feita e lustres, são ideais para conseguir esse efeito difuso.

4 – Detalhes

Quando o assunto é decoração de salas de jantar, os detalhes são um dos grandes segredos. Para ter um ambiente bonito e moderno, você deve estar atento à decoração do espaço. Na sala de jantar, tapetes, cortinas, espelhos, vasos e plantas ajudam sempre a dar ao ambiente a personalidade desejada.

Se a sua sala de jantar for pequena, os espelhos podem adicionar espaço à sala. Para isso, deve ser pelo menos igual à largura da mesa lateral ou armário (se colocado no fundo da sala).

A superfície da almofada deve ser maior que a superfície da mesa e da cadeira. Fotos, pôsteres e plantas podem dar ótimas sugestões e vão tornar a decoração da sua sala de jantar única.

decoracao-sala-jantar

Itens que não podem faltar na sala de jantar

Agora vamos listar alguns itens essenciais para sua decoração. Veja:

1 – Mesa

Obviamente, a mesa de jantar é indissociável da sala de jantar. Certamente vai se tornar o elemento mais importante do visual daquela sala, e pode ser neutro ou chamativo, não importa. Porém, em todos os casos, deve ter um desenho ornamentado e representar o estilo proposto para a cena.

As placas selecionadas devem ser de tamanho suficiente. Principalmente em altura, cerca de 75 cm. Sua estrutura de suporte não deve interferir na posição das pernas da pessoa sentada à sua frente. E a sua bancada deve ter um acabamento resistente a riscos, mesmo que seja de vidro ou madeira lacada.

2 – Cadeira

Claro, tem que haver um lugar na mesa. Os lugares onde as pessoas vão se sentar podem ser banquinhos, bancos, cantos alemães, poltronas, poltronas reclináveis, etc. É importante que esse tipo de móvel seja funcional, ou seja, se adapte ao design humano e seja equipado com assentos confortáveis.

As mesas e cadeiras de jantar podem ser vendidas juntas, como um conjunto, em uma loja. No entanto, você pode misturá-los. Por exemplo, use mesas e cadeiras em cores e/ou materiais contrastantes. Além disso, cadeiras da mesma cor, mas em modelos diferentes, ou cadeiras de cores diferentes, do mesmo modelo.

3 – Aparador

Se a mesa de jantar da sala for pequena ou o usuário quiser criar um belo destaque para ela, você pode utilizar a bandeja para o aparador.

Então, no lugar desse móvel, pode-se ter um balcão de buffet, com portas e gavetas para guardar talheres e toalhas, além de espaço para garrafas. E os pratos e copos mais preciosos e delicados podem ser expostos no armário.

E aí, curtiu as nossas dicas sobre como decorar a sala de jantar? Esperamos que elas te ajudem. Sendo assim, não deixe de ver o nosso blog e ficar por dentro de mais conteúdos como esse!