Decoração da Sala de Estar: veja o que não pode faltar em sua casa

decoração-da-sala-de-estar
Nesse texto, você vai saber mais sobre os 13 elementos que não podem ficar de fora da sua decoração!

quarta-feira, 27 outubro 2021

Em muitas casas, a sala de estar é o cômodo mais utilizado. É o local onde passamos grande parte do nosso tempo e, também, recebemos visitas para colocar o papo em dia. Ou seja, é um lugar para nossa diversão e onde todos precisam sentir-se bem. Sendo assim, preparamos algumas dicas do que não pode faltar em sua decoração da sala de estar.

Então, continue a leitura e confira tudo agora mesmo!

1 – Quadros

Um dos grandes aliados para a decoração da sala de estar, são os quadros. Afinal, são responsáveis por deixar o ambiente com a cara dos moradores e dar vida às paredes. São ideais para decorar de forma rápida e prática, com diversas estampas e tamanhos.

Mas, você sabia que não é mais preciso furar as paredes para ter quadros em sua decoração? É isso mesmo, chega de poeiras e barulho das furadeiras. Uma das grandes tendências atuais, é apenas deixar os quadros encostados na parede, ou sobre balcões e aparadores.

Dessa forma, além de ser muito prático, você ainda pode se divertir com a decoração, trocando os locais dos quadros em certos períodos de tempo, dando outro visual para o ambiente sem muito esforço. Então, esse objeto de decoração, pode facilitar a sua vida.

2 – Mesa de Centro

Um charme à parte para a decoração da sala de estar, são as mesas de centro. Além de servirem para decorar, elas são muito úteis. As possibilidades para sua decoração são infinitas, podendo ser, por exemplo, esculturas de mesa, livros, estatuetas, velas, vasinhos, bandejas e muito mais.

Ou seja, basta utilizar a criatividade para deixar a sua mesinha de centro bem bonita.

As mesas de centro podem ser decoradas com diversos objetos, porém, o ideal é ter sensibilidade para que a sua combinação seja harmônica entre todos os itens, e isso depende do material. Sua mesa é de madeira, vidro ou espelhada?

De acordo com a matéria-prima, você pode escolher quais enfeites se adequam melhor. As bandejas, por exemplo, podem servir como arranjo central da sua mesa. Você pode, também, utilizar livros para decoração. Caso a mesa seja pequena, coloque apenas uma unidade. Mas, se tiver mais espaço, pode empilhar mais obras.

Se você for uma pessoa que curte o estilo mais rústico, pode apostar nas esculturas. Há muitas formas de tornar sua mesa de centro mais atraente, com vasos, porta-retratos, velas, enfeites artesanais, entre outros.

3 – Tapete

Pequenos, grandes, quadrados, redondos, estampados, lisos, não importa como, uma marca registrada da sala de estar é o tapete. Eles são responsáveis por proporcionar todo o aconchego para o seu ambiente, trazendo um grande toque de estilo.

Além disso, o tapete é ótimo para delimitar o espaço, pois, possui suas formas geométricas que ajudam na harmonização da sala.

4 – Almofadas

Em uma sala de estar, as almofadas são indispensáveis. Tanto para o conforto, quanto para a decoração, elas tornam o seu ambiente muito aconchegante. Sendo assim, procure apostar em diversas estampas e materiais das almofadas para estar sempre inovando.

5 – Vasos

Os vasos são um dos objetos que estão cada vez mais presentes na decoração da sala de estar, seja na mesa auxiliar, mesa de centro ou até mesmo no piso. Com flores naturais ou artificiais, os vasos são supercharmosos e e dão um toque de leveza para a sua decoração.

6 – Abajur

As luminárias e os abajures, além de serem muito úteis, são itens para a sua decoração. Com diversos estilos e tamanhos, eles são encontrados no chão e sobre as mesas de canto, para dar um toque moderno em seu ambiente. Além disso, auxiliam na iluminação e deixam a sala mais estilosa e aconchegante.

7 – Poltrona

As poltronas são complementos essenciais para uma sala de estar aconchegante e moderna. Aqui você encontra diversas opções e estilos, desde uma poltrona pequena para aquele cantinho especial, até opções grandes e cheias de charme.

Elas conferem beleza para a decoração de todos os ambientes, seja para o home office, quarto, sala de estar ou até mesmo para seu cantinho de leitura. Afinal, as poltronas são um símbolo de elegância e estilo.

Quando pensamos nesse móvel, a palavra-chave deve ser sempre “conforto”. Quando crianças, por exemplo, a poltrona do nosso pai é sinônimo de descanso e relaxamento. Elas podem ter apoio de braços e pés, fazer massagem e serem reclináveis.

Esse modelo de sofá pode ser utilizado em ambientes pequenos e grandes, tudo depende do gosto e da personalidade dos donos da casa. Além disso, ainda há opções de poltronas coloridas e estampadas que dão um ar incrível ao local.

Com variados designs, as poltronas juntam funcionalidade e vão agregar em sua decoração com chave de ouro.

8 – Estante

Se você procura por um objeto para a organização da sua sala, sem deixar nada fora do lugar ou escondido, você precisa de uma estante. Elas podem deixar a sala de estar mais organizada, sem carregar o ambiente.

9 – Aparadores

O aparador pode ser um grande aliado na sala de jantar ou estar. Seja para apoiar objetos importantes ou para preencher um espaço especial, temos a opção que vai encantar você.

Ou seja, é um daqueles móveis que conseguem ser utilizados de várias maneiras e ajudam a repaginar e organizar todos os ambientes. A versatilidade é uma das melhores qualidades desse produto. Eles são utilizados para apoiar plantas, vasos, livros, utensílios de bar ou cozinha e até guardar chaves.

Além disso, é possível instalá-lo em diversos cômodos, desde a sala de estar até nos corredores da casa. A grande beneficiada é a decoração, já que os aparadores funcionam como um item que pode elevar a outro nível o visual do ambiente.

Na hora de escolher o seu, algumas dicas são importantes. Tanto para sala de jantar quanto de estar, os aparadores precisam acompanhar o estilo da decoração. Então, se o local for mais sofisticado, aposte nos modelos com linhas retas. Você pode, além disso, equipá-lo com algumas peças charmosas como pratos de louça, flores e vasos elegantes.

10 – Mesas laterais

A mesa lateral é uma peça-chave para dar aquele toque especial em sua sala de estar. Além de embelezar o ambiente, é muito funcional e prática para apoiar objetos e adornos.

Na hora de terminar a decoração, uma dúvida muito frequente é, como escolher a mesa lateral ideal para o seu ambiente. Para adicionar textura e cor na sala, a mesa lateral é ótima para o espaço. Porém, é preciso tomar os devidos cuidados no momento da escolha, principalmente no que diz respeito aos seus materiais e dimensões.

Quando falamos de uma mesa lateral, aquela de grande altura, por exemplo, é uma ótima opção para ser utilizada como mesinha para o café, e ao lado dos sofás com encosto alto.

Por outro lado, uma mesa lateral espelhada ou de vidro, é melhor aproveitada para apoiar as suas bebidas. Dessa forma, não é necessário o uso de apoio para os copos.

11 – Racks

O rack é um dos principais móveis para a decoração da sala, por ser o responsável em abrigar televisão, home theater, vasos com flores, porta-retratos, entre outros objetos. A tendência das casas menores, resultou na união da sala de televisão com a sala de estar, transformando esse local em um dos principais ambientes para conversar, receber visitas, ver filmes, entre outras coisas.

Cá entre nós, quem não gosta de uma casa bem decorada? Então, na hora da compra, procure sempre combinar o rack com os outros móveis do ambiente. Há diferentes modelos de racks que você pode escolher aqui na Trend, deixando sua escolha mais fácil.

Além disso, procure tirar as medidas certas do móvel, para que caiba com facilidade em sua sala. Essa peça está cada vez mais funcional, e há modelos com gavetas e portas que ajudam com a organização, entre outros que são úteis até para apoiar o seu computador.

12 – Sofás

O sofá é um item essencial para a sua residência, por garantir conforto, além de decorar o ambiente. Para garantir o descanso que toda a sua família merece, assim como os visitantes, é fundamental optar pelo tamanho ideal do sofá, além de um modelo que combine com a sala.

O sofá de 2 lugares é uma ótima opção para se acomodar e, ainda assim, se ajusta facilmente nos espaços mais reduzidos. Mas, se o ambiente tiver bastante espaço, você pode aproveitar e decorar com alguns móveis de maior porte.

Se estiver procurando por mais comodidade, o sofá com 3 lugares é um bom investimento. Por ter mais espaço, é o modelo ideal para reunir seus amigos e convidados para assistir um filme ou série.

O sofá-cama, também pode ser bem útil. Ele tem duas funções: além de servir como um sofá, pode se transformar em uma cama na hora de receber convidados em casa.

Bom, por hoje, ficamos por aqui. Esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado a se inspirar em sua decoração da sala de estar. Acompanhe o nosso blog para não perder mais conteúdos como esse.

Até mais!

Conforto e bem-estar para a sua residência ou negócio

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba, gratuitamente, notícias e material de apoio exclusivo.

CONFIRA OUTRAS MATÉRIAS

Sair da versão mobile