Soluções criativas: 7 ideias de decoração para sala de estar

sala-estar
Está com dúvidas sobre a decoração para sala de estar? Confira 7 dicas que vão te ajudar com esse problema!

segunda-feira, 26 julho 2021

Hoje, há muitos cômodos da casa onde é possível receber convidados. Mas, ainda assim, a sala de estar é o ambiente oficial para as visitas. Nesse local, você pode colocar poltronas, televisão, sistemas de som, entre outras coisas.


Quando falamos de decoração da sala de estar, não existem regras rigorosas que você precisa seguir. Porém, há ótimas dicas que podem te guiar para fazer uma decoração funcional, bonita e aconchegante.


Pensando nisso, separamos algumas ideias que vão te ajudar com essa missão. Ficou interessado? Então, continue a leitura e confira!

Antes de Tudo

Antes de tudo, é preciso levar alguns pontos importantes em consideração. O primeiro deles, é analisar o tamanho da sua sala de estar. Com uma visão geral, é possível enxergar e definir onde seus móveis poderão ser colocados.


O ideal é que a sala não fique, nem muito vazia e nem muito cheia. Se você não tem muita verba para encher a sala de móveis, pode utilizar outras decorações como quadros, tapetes ou espelhos, por exemplo.


Alguns abajures, com uma iluminação estratégica, também ajudam a preencher o ambiente e o tornam mais aconchegante. Além disso, é importante tirar as medidas de todas as paredes do local.


Dessa forma, se você for trocar o móvel futuramente, já saberá as suas medidas e vai evitar dores de cabeça.
Outro aspecto a observar, são as cores da sala.

Mas, você pode fugir do padrão e não seguir essa dica. Assim como os móveis precisam estar equilibrados com suas proporções, as cores também precisam.


Procure harmonizar as cores dos móveis com as cores das paredes. Agora, vamos para as dicas!

1 – Decoração neutra e espaçosa para sala de estar

Você pode utilizar um sofá bem grande em uma sala espaçosa. Ele vai preencher espaço e criar um desenho. Também pode adicionar cadeiras, poltronas e uma mesinha ao centro.


Tudo isso, na combinação de cores neutras e proporções adequadas. Se atente, também, com a iluminação do local; opte sempre por iluminação natural e artificial, para iluminar bem todos os cantos.

2 – Decoração para sala de estar em casas de praia

Para a sala de estar em casas de praia, é importante fazer uma decoração bem leve e harmônica. As cores neutras devem prevalecer na maioria dos móveis. Você pode utilizar, também, alguma mesa de centro e vasos, para enfeitar o ambiente.


Se possível, também utilizar móveis de madeira. Esse tom rústico combina perfeitamente com o clima do litoral.

3 – Decoração para sala de estar moderna

Para a decoração de interiores, os contrastes são muito importantes. Você pode combinar cores suaves com mais vibrantes, assim como, misturar alguns estilos.


No exemplo acima, você pode notar que o tom de branco foi quebrado com a introdução do piso de madeira e alguns elementos mais escuros. Essa combinação oferece um impacto em relação às cores e também traz um toque rústico com a decoração moderna.

4 – Sala de estar com cores neutras

Ainda existem muitas pessoas que têm medo de inserir cores escuras em suas decorações. Porém, é uma boa opção para montar espaços modernos e sofisticados.


Uma boa opção para isso é harmonizar essas cores como o preto, tons de cinza e madeira clara. Assim, você pode montar um ambiente super moderno e aconchegante.

5 – Decoração de sala de estar com texturas

Projetos como esse, são implementados com diferentes texturas, estampas e tecidos. Mas, é preciso ter cuidado para não sobrecarregar o ambiente, tornando-o muito pesado.


A paleta de cores neutras garante um local mais elegante e leve. Além disso, não se esqueça do cuidado com a iluminação para fazer o acabamento perfeito.

6 – Decoração de sala de estar com cores vibrantes

As cores vibrantes são sempre uma ótima opção para decorar a sala de estar. Porém, muitos optam pelo branco, mas, com o passar do tempo, ele pode tornar o ambiente monótono.


Então, uma solução para isso, é introduzir elementos com cores alegres e vivas como o amarelo e azul. Você pode trabalhar com as cores aos poucos e ir verificando se está ficando bom.

7 – Sala de estar rústica

A madeira é um dos elementos preferidos para quem busca por um ambiente acolhedor. No exemplo acima, a madeira é o item principal, por ser da própria estrutura da casa, estando presente no piso.


Para complementar, você pode inserir alguns móveis produzidos, também, com esse material. Para não tornar o ambiente muito escuro, pode implementar almofadas mais claras. Essa harmonização une a beleza com a simplicidade.
Gostou dessas ideias?

Não esqueça de sempre procurar os móveis para sua decoração em uma loja de confiança. Assim, você terá a certeza de que os produtos vão atender todos seus critérios.


Não deixe, também, de acompanhar nosso blog e ficar por dentro de mais conteúdos como esse. Até mais!

Conforto e bem-estar para a sua residência ou negócio

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba, gratuitamente, notícias e material de apoio exclusivo.

CONFIRA OUTRAS MATÉRIAS

Sair da versão mobile