Logo-Trend
Logo-Trend
mesa-redonda-e-suas-funcionalidades

Descubra como utilizar a mesa redonda em sua decoração

Utilize esse móvel da forma correta em sua decoração.

segunda-feira, abril 4, 2022

A icônica mesa redonda está tomando conta do mercado e, cada vez, mais sendo encontrada em casas de famílias ao redor do mundo.

Escolher uma mesa como essa, representa ousadia na sua decoração. Mas, também, é uma solução para pequenos espaços ou uma forma de destacar ainda mais o seu ambiente.

Em geral, este tipo de mesa tende a ser o mais confortável para desfrutar com a família e convidados. Pois, não há posições ou ângulos, permitindo que as pessoas se sentem mais próximas e conversem com facilidade.

Além disso, é mais fácil colocar assentos extras se for necessário, já que todos os convidados estão sentados em volta da mesa, então, é menos provável que você se sinta sobrecarregado do que, quando estão sentados um ao lado do outro em uma mesa retangular.

Quer saber onde e como utilizar a mesa redonda? Então, continue a leitura e confira tudo!

Como utilizar a mesa redonda na decoração?

Independentemente do design, material e tamanho, as mesas redondas, se escolhidas com cuidado, se tornarão o centro da decoração de interiores. Muito utilizadas no passado em ambientes maiores e mais espaçosos, hoje elas estão voltando com força na decoração, tornando-se tendência mesmo em espaços pequenos. No entanto, o charme e elegância dela, traz uma sensação de proximidade e intimidade que nenhuma outra opção de mesa tem.

Elas podem ser um elemento decorativo das mais variadas divisões da casa. Se forem maiores, podem ser usadas como uma mesa de jantar. Os modelos menores e mais arrumados, por outro lado, podem ser usados ​​como mesa lateral, de centro e até mesmo criado-mudo.

Uma das grandes vantagens das mesas redondas é a ausência de cantos, o que é uma opção mais segura para casas com crianças. Os cantos dos móveis são sempre um motivo de preocupação. Pois, podem causar muitos acidentes domésticos. Com uma mesa como essa em casa, diga adeus a essas preocupações.

Se a sua família é pequena e não está habituada a receber visitas, uma mesa com quatro lugares é suficiente. Porém, se ela tiver apenas uma perna central, pode acomodar uma boa quantidade de cadeiras e ocupar menos espaço. Um detalhe importante, é que podem ser feitas de diferentes materiais, como por exemplo, vidro ou madeira. A escolha dependerá do gosto pessoal e da harmonia com outros móveis.

Vantagens da mesa redonda na decoração

Agora, vamos te mostrar algumas vantagens que a mesa redonda pode trazer para a decoração do seu ambiente.

1 – Perfeita para cômodos menores

A mesa redonda, ao contrário do que parece, é ideal para os ambientes pequenos.

De fato, ela promove a circulação ao seu redor enquanto economiza mais espaço, tornando o local mais confortável e funcional.

2 – Versatilidade de estilos e cores

A versatilidade é outra grande vantagem das mesas redondas. Seja qual for o estilo da sua sala de estar, sempre haverá uma mesa redonda para combinar com ela.

Pode escolher desde os materiais até as cores, e sempre pode ser personalizada ao seu gosto, principalmente, no caso de mesas de madeira.

Pernas ou base de mesa é um outro destaque que permite combinação com a sua decoração.

Há mesas com design simples, clean e moderno, assim como, aquelas com bases esculpidas, como mesas redondas de madeira.

3 – Sensação de amplitude

A mesa redonda ajuda a dar sensação de mais espaço ao ambiente, pois, seu desenho sem ângulo contribui para a fluidez visual do local.

4 – Contraponto

Outra vantagem bastante interessante da mesa redonda, é conseguir harmonizar e equilibrar decorações modernas, onde prevalecem as linhas retas.

Sendo assim, ao utilizar mesas redondas neste tipo de ambiente, a decoração se torna mais harmoniosa e agradável, criando equilíbrio na utilização das formas.

Dicas para escolher a mesa redonda ideal

Escolher a mesa ideal para o seu ambiente, não é tão difícil quanto parece. Então, para te ajudar, separamos algumas dicas. Confira:

Tamanho

como-inovar-em-sua-decoração

Para não se confundir na hora de escolher uma mesa redonda, a primeira coisa que você deve fazer é medir a sala, determinando assim, o tamanho de mesa mais adequado.

Quanto menor a sala, menor a mesa, esta é a lei das proporções. No entanto, ainda é necessário estimar quantas pessoas, em geral, usarão o móvel.

Para um casal, por exemplo, uma mesa com 90 cm de diâmetro é ideal e ainda há espaço para mais duas cadeiras extras.

Para uma família de até quatro integrantes, recomenda-se apostar em uma mesa redonda de 1,20 metro de diâmetro, grande o suficiente para acomodar mais duas cadeiras extras nos dias de visita.

Cadeiras

As cadeiras não precisam, de fato, combinar com as mesas. Por exemplo, você pode escolher uma mesa redonda de madeira e cadeiras de outro material.

Sendo assim, lembre-se de escolher apenas cadeiras com um design mais requintado e suave para reforçar a sensação de espaço.

Evite as cadeiras com braços ou encosto muito alto.

Lembre-se, também, que as cadeiras complementam a mesa e devem falar a mesma língua, embora não precisem ser necessariamente idênticas.

Estilo decorativo

Na hora de escolher uma mesa redonda, considere, também, sua proposta de decoração para o espaço. Na decoração industrial moderna, por exemplo, uma mesa de metal é adequada. A decoração moderna com minimalismo é bastante popular nas mesas redondas.

Mas, se você procura um visual sofisticado, a mesa redonda de vidro ou de madeira são boas escolhas.

Local e função

Escolha uma mesa redonda levando em consideração sua função principal e o local onde ela ficará. Por exemplo, uma mesa para área externa, deve ser feita de material que resista à chuva e ao sol.

No entanto, para ambientes internos, qualquer material é bem-vindo. Mas, se a mesa for usada para outras funções, como estudo e trabalho, escolha materiais fáceis de limpar, como madeira, metal ou ferro.

Sendo tudo para hoje, vamos ficando por aqui. Se você curtiu esse texto, não deixe de acompanhar o nosso blog para se manter por dentro de mais conteúdos como esse!