Logo-Trend
Logo-Trend
banner espaço gourmet

Espaço Gourmet: confira dicas para deixar seu ambiente mais elegante

Veja como deixar o seu ambiente externo completo para receber seus convidados.

sexta-feira, junho 10, 2022

O espaço gourmet, está se tornando cada vez mais comum nas casas e apartamentos dos brasileiros. Geralmente, são compostos por mesas, bancos, churrasqueira, pia, entre outros. Ou seja, um espaço aberto e muito gostoso para os moradores e convidados se reunirem.

No momento de decorar esse ambiente, o desejo de todos é aproveitar o espaço ao máximo e, também, com uma decoração bem especial. Pois, um dos motivos principais desse local é reunir pessoas e, para isso, precisa ser bem confortável.

Se você está com a intenção de decorar seu espaço gourmet, mas, não sabe por onde começar, nós vamos te ajudar. Seguindo nossas dicas, você vai ficar bem à vontade para criar sua área sem medo de errar. Acompanhe a leitura e confira!

1 – Estilo do Ambiente

Antes de começar os trabalhos, é importante definir qual vai ser o estilo do seu ambiente externo.

Para te ajudar a ter um rumo na hora de escolher seus móveis, acabamentos e peças de decoração, primeiramente, imagine qual cara você quer dar para seu espaço. Se você já tem um estilo definido em outros ambientes da casa como, por exemplo, na sala, pode seguir essa linha para o espaço gourmet também. Principalmente, se esses dois ambientes forem integrados, manter a mesma linguagem pode ser benéfico.

Porém, nada impede que você personalize o local seguindo outro estilo, que pode ser rústico, ou uma decoração mais colorida combina perfeitamente com a proposta desse espaço. Mas, independente da escolha do estilo, tenha uma paleta de cores como base.

Decida se vai querer algo neutro ou colorido, equilibre cores escuras e claras, brinque com tonalidades. Tome cuidado, também, para não escurecer muito o seu ambiente e dar a impressão de um espaço pequeno. Assim, isso vai te ajudar a garantir mais harmonia em seu espaço gourmet.

2 – Acabamento

Uma parte muito importante, também, é o acabamento do local. Você precisa definir as opções perfeitas que vão combinar com a sua ideia de espaço gourmet.

Antes de optar pela aparência, confira se o revestimento é feito para a área externa. Mesmo que o ambiente seja coberto, a chuva acaba atingindo o local. E, nas paredes, procure por algo fácil e prático de limpar como, por exemplo, azulejos.

Está procurando por um estilo mais rústico? Uma opção muito bonita, são os ladrilhos hidráulicos que podem ser colocados nas paredes e no piso.

Para quem quer um pouco de cor, azulejos decorados podem dar um charme especial ao local. Quanto aos pisos, prefira materiais fáceis de limpar como o porcelanato e cores mais escuras.

Uma dica é investir em um revestimento diferente nas paredes da churrasqueira e da pia, deixando as outras com uma pintura mais clara. Mas, sempre lembrando de não escurecer muito o local.

3 – Layout

O espaço gourmet requer um arranjo personalizado dos móveis. Ou seja, não saia comprando mesas, bancos, cadeiras, sem antes verificar se elas realmente cabem no seu ambiente.

Confira algumas dicas que vão te ajudar nessa etapa do seu projeto de decoração:

  • Deixe espaços livres para a circulação de pessoas. É bem desconfortável seus convidados terem que pedir licença para se locomover durante alguma reunião de amigos, por exemplo;
  • Crie um ambiente a mais. Se o seu espaço for cumprido, coloque alguns bancos e uma mesa mais próximos à churrasqueira e, para a área que sobrou, alguns pufes para o pessoal relaxar;
  • Utilize a sua imaginação para ter mais espaço. Opte por mesas altas com bancos grandes que possam comportar mais pessoas, entre outros;
  • Se você já tiver um balcão, compre alguns bancos e utilize-o como mesa.
tirando papel de parede

4 – Medidas dos móveis e equipamentos

Para que você consiga ter mais área livre em seu espaço gourmet, sempre escolha aqueles móveis que ocupam menos espaço. Assim, você consegue encaixar melhor esses itens, além de trazer mais harmonia ao ambiente. Algumas dicas para isso, são:

  • Trocar alguma geladeira por um frigobar. Além de ganhar mais espaço, hoje, você pode encontrar opções personalizadas desse eletrodoméstico de acordo com seu gosto e decoração;
  • Você está pensando em uma única mesa para comportar toda a família e convidados? Então, escolha uma opção cumprida e estreita. Uma outra escolha, são os móveis dobráveis, que podem ser facilmente guardados nos momentos em que não estão em uso;
  • Os bancos combinam muito com áreas externas e, além disso, são compactos;
  • Procure evitar poltronas e cadeiras muito espaçosas, aquelas que não vão se encaixar muito e, ainda assim, podem trazer a sensação que o ambiente é bem menor do que realmente é;
  • Escolha seus materiais com atenção; todos eles precisam ser próprios e úteis para o local externo. Plástico, metal ou madeira maciça são ótimas escolhas. Caso tenha algum estofado, preste atenção se ele é impermeável.

5 – Plantas e objetos para decoração

Com toda certeza, os objetos para a decoração não podem ficar de fora, não é mesmo? Na hora da escolha, não se esqueça de comprar aqueles que podem ficar em áreas externas, como o seu espaço gourmet. A peças que são feitas para jardim, acabam sendo uma excelente opção.

Como, por exemplo:

  • Escolha objetos úteis ou algumas peças que ficam suspensas e não ocupam espaço;
  • Quadros nas paredes são ótimos, escolha a parede mais protegida para pendurá-los;
  • Não se esqueça das plantas em sua área externa; além de decorar, elas dão mais vida ao seu ambiente. Nos lugares onde a luminosidade for maior, aproveite para colocar as plantas que são mais vistosas. Se gostar de cozinhar, pode aproveitar o espaço e fazer uma mini horta com alguns temperos, colocando vasinhos nas paredes.

Com essas cinco dicas, com certeza, você vai conseguir montar o seu espaço gourmet dos sonhos. Capriche em sua ideia e deixe esse cantinho com a sua cara.

Se você curtiu esse conteúdo, não deixe de acompanhar o nosso blog e conferir mais matérias como essa. Nele, você encontrará muitos textos que vão te ajudar com a sua decoração. Além disso, compartilhe com seus amigos e familiares!