Logo-Trend
Logo-Trend
fotografia-para-arquitetos

Fotografia para Arquitetos: confira 10 Dicas valiosas

Nos tempos modernos em que vivemos, a obsessão por imagens nos fez aumentar o consumo da arquitetura por meio de fotografias, ao invés das tradicionais experiências espaciais e físicas. A fotografia para arquitetos, oferece muitas vantagens. Dentre elas, permite que seus clientes tenham uma melhor compreensão visual de casas e edifícios que, talvez, não tenham Saber mais

quinta-feira, agosto 26, 2021

Nos tempos modernos em que vivemos, a obsessão por imagens nos fez aumentar o consumo da arquitetura por meio de fotografias, ao invés das tradicionais experiências espaciais e físicas. A fotografia para arquitetos, oferece muitas vantagens. Dentre elas, permite que seus clientes tenham uma melhor compreensão visual de casas e edifícios que, talvez, não tenham oportunidade de visitar presencialmente.

Sendo assim, a fim de melhorar a força visual de todas as suas fotos de arquitetura e, também, das histórias que elas transmitem, preparamos essas dicas para você.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e descubra quais são elas!

1 – Luz do ambiente

Independente da hora do dia em que as fotos estão sendo feitas, a boa iluminação do ambiente deve ser sempre a prioridade. A luz ajuda diretamente a enfatizar uma estrutura, um espaço ou alguma atmosfera específica.

Dessa forma, quando falamos sobre fotografia para arquitetos, é muito importante para moldar a compreensão do que possui relevância em cada projeto.

2 – Tire fotos em diferentes horários e dias

Geralmente, as pessoas fotografam mais no horário do pôr do sol, quando as cores são mais brilhantes e a sombra é alongada. Mesmo que essas imagens tragam ótimos resultados, elas transmitem a atmosfera de um horário específico, apenas.

Por isso, procure tirar fotos em diferentes horários do dia e, também, diferentes condições climáticas. Assim, as pessoas podem ter uma melhor noção sobre o local e seu entorno.

3 – Inclua pessoas no ambiente

É muito importante que você não tenha medo de incluir pessoas no ambiente retratado. Pois, houve uma tendência na arquitetura, de fotografar o local sem ninguém.

Mas, isso já está passando. Afinal, a arquitetura não existe sem nós. Além disso, ainda traz um ar mais natural e realista para as fotos.

4 – Explore os ângulos

Explorar todos os ângulos de um local não é apenas divertido, mas, também, traz muitas recompensas. Procure tirar fotos de diferentes perspectivas, assim, nenhum detalhe será deixado de lado.

A apreciação de todas as formas de uma residência, oferece mais confiança e entendimento para os possíveis futuros moradores.

5 – Utilize os detalhes a seu favor

Uma lente ampla pode registrar a residência como um todo. Porém, explorar os detalhes da construção é fundamental. Muitos, dão grande valor à riqueza de pontos do local.

Então, procure fotografar, também, os mínimos detalhes que foram pensados especialmente para aquele projeto. Essas fotos vão agregar muito valor, no final das contas.

6 – Procure não objetivar o local

Pense no choque que é visitar um local que você viu apenas fotografado de um ângulo. Tirar fotos de uma única perspectiva, é uma grande desvantagem para seus clientes. Eles precisam ter uma visão total sobre a residência, para que não se decepcionem na hora da visita presencial.

Faça um esforço para registrar o contexto espacial total. Mesmo que demande mais trabalho, isso é muito importante.

7 – Invista nos equipamentos fotográficos

Investir em bons equipamentos para a fotografia de arquitetura, certamente, trará bons resultados. Procure por câmeras de qualidade, assim como, lentes de diferentes ampliações.

Além disso, se possível, um drone pode ser uma aquisição fantástica. Ele captura imagens aéreas do local que, também, podem ser utilizadas em vídeos.

8 – Utilize ferramentas de edição

Depois de capturar todas as imagens necessárias, é preciso ajustar e padronizar todas elas. Hoje em dia, há programas de edição pagos e gratuitos que você pode instalar em seu software.

Assim, é possível ajustar a luminosidade, contraste, resolução, entre outros fatores das fotografias. Além disso, você pode editar vídeos também.

9 – Pesquise o local previamente

Antes de fotografar, procure saber a história em volta da construção. Se a casa for construída em um bairro tradicional da cidade, por exemplo, você pode explorar isso nas fotos.

Dessa forma, essas informações vão trazer mais valor ao projeto e despertar mais interesse nos clientes.

dicas-para-fotografia

10 – Retorne ao local várias vezes

Em apenas uma visita, não é possível registrar toda a construção e seus detalhes. Quanto mais vezes for, mais estará habituado com o local, podendo registrar melhores imagens.

Além disso, um bom ponto a ser explorado, é o desenvolvimento da obra. Ou seja, fotografar o andamento do projeto. Com isso, você pode trabalhar juntamente ao marketing e despertar mais interesse dos clientes.

Com todas essas dicas, você vai perceber uma evolução na qualidade do seu trabalho. Resultados benéficos surgirão com o tempo e, consequentemente, haverá um maior número de vendas.

Curtiu essas dicas sobre fotografia para arquitetos? Então, não deixe de compartilhar com seus amigos e equipe, para todos se beneficiarem também.

Hoje, ficamos por aqui. Acompanhe nosso blog e fique por dentro de mais matérias como essa. Para qualquer dúvida, entre em contato conosco.

Obrigado pela leitura!