Logo-Trend
Logo-Trend
poltronas-decorativas

Poltronas decorativas: aprenda a utilizá-las

Saiba como utilizar as poltronas decorativas em sua casa!

quarta-feira, fevereiro 16, 2022

A mudança faz parte da vida humana de muitas maneiras. Com a estética do imóvel, não é diferente. Então, geralmente, depois de viver por um tempo no mesmo local, as pessoas querem dar uma nova vibe aos seus cômodos. Na sala, é possível usar vários elementos para esse fim, como, por exemplo, as poltronas decorativas.

As cadeiras mais estilosas ganharam seu status como queridinhas da decoração da casa e, a razão deste sucesso é o potencial destes móveis. Eles podem ser a estrela da sala em que estão e atuarem como o ponto focal da decoração.

Uma vez que existem tantos estilos, cores, formas, linhas, materiais, texturas e estampas, haverá sempre a poltrona certa para complementar a sua decoração.

Além desses atributos, as poltronas são bastante versáteis e podem, também, ocupar vários cômodos da casa. Mas, certamente, na sala eles ganharam destaque e viraram tendência.

Dessa forma, com o objetivo de te ajudar com esse móvel que está ganhando cada vez mais força, preparamos esse texto. Está pronto? Então, continue a leitura e saiba tudo!

O que são as poltronas decorativas?

Primeiramente, vou te explicar o que são as poltronas decorativas.

Uma poltrona decorativa é uma peça de mobiliário cujo principal objetivo é tornar-se uma parte de destaque na decoração. Além do conforto e da função, esse tipo de cadeira, geralmente, vem em uma cor, padrão, formato ou outros recursos atraentes. Sendo assim, por esses atributos, muitas vezes são o ponto focal da sala, complementando a decoração.

Como escolher as poltronas decorativas?

Na hora de escolher a melhor poltrona para sua sala, considere todos os aspectos do cômodo. O espaço e o tamanho disponível, onde prevalece a paleta de cores, a decoração pré-existente, como a poltrona será usada e quais texturas já estão presentes no ambiente.

Como utilizar as poltronas em salas pequenas?

Para usar uma poltrona decorando uma pequena sala de estar, você deve abrir mão de um sofá com vários lugares ou de dois sofás, por exemplo. Opte por manter um sofá de 3 ou 2 lugares e complete o resto com poltronas que preencham o espaço vazio do ambiente. Além disso, é importante reservar uma área para a circulação dos convidados.

Tipos de poltronas decorativas

Agora, vou te mostrar alguns tipos de poltronas giratórias. Confira:

1 – Poltronas decorativas giratórias

Cadeiras com bases giratórias causam impacto visual devido à sua construção. Além disso, a cadeira tende a ser maior que a base que a sustenta, o que dá a impressão de que a poltrona é “alta” e também cria um padrão assimétrico que chama a atenção.

Por sua funcionalidade, este modelo de poltrona é ideal para salas pequenas. Pois, os móveis podem ficar de frente para a TV e interagir com as pessoas enquanto conversam. Tudo isso sem ocupar espaço extra, tal versatilidade é bem-vinda em salas compactas.

2 – Poltronas com encosto alto

Estas são poltronas excepcionais com uma área maior que o padrão. Elas trazem muito conforto para as costas e adicionam um visual clássico e aconchegante ao local.

O truque é aproveitar a altura dos móveis para tornar a composição estética geral mais interessante. Então, para fazer isso, contraste sua cadeira de encosto alto com um sofá longo e baixo.

3 – Poltronas suspensa

O nome deriva da forma redonda que a poltrona apresenta. Ao contrário de outros modelos, não possui pernas ou qualquer tipo de suporte em sua parte inferior. O suporte é fornecido por uma corda fixada ao teto.

São estas características não tradicionais que chamam a atenção e fazem das cadeiras bolha um elemento obrigatório em qualquer sala de estar.

Poltrona bolha é popularmente utilizada para decorar varandas e espaços ao ar livre. Mas, nada as impede de ocupar o interior da sua sala. Salas de estar modernas e contemporâneas são as casas mais indicadas para este tipo de móvel.

Para usá-los, não tenha medo de ousar, porque, sua própria existência chama a atenção.

Além disso, ao contrário de outras cadeiras, ela não pode ser movida facilmente. Por isso, a colocação e a altura desses móveis deve ser cuidadosamente planejada para manter a funcionalidade do local.

Como transformar as poltronas decorativas no destaque de sua decoração

Agora que você sabe mais sobre os modelos das poltronas decorativas, chegou a hora de dar algumas dicas gerais sobre elas. Confira:

Cor e Estampa

como-utilizar-poltronas-na-decoração

Faça uma escolha ousada da cor (uma ou mais) e padrão de sua cadeira. Para garantir que a decoração não pareça “esmagadora”, encontre um equilíbrio entre cores brilhantes e o resto da sala, mantendo as paredes e outros móveis neutros.

Formato

Se preferir seguir um padrão com cores mais sutis, escolha uma poltrona que se destaque por uma forma interessante e moderna. A poltrona decorativa em forma de ovo é um exemplo de mobiliário chamativo com formas curvas e fora do padrão.

Por fim, o conselho principal: na hora de escolher uma poltrona decorativa, tenha em sua atenção, todos os elementos que já estão na sala. Ou seja, essa consideração é fundamental para manter a harmonia do local e evitar a compra de móveis que não condizem com o ambiente.

Pense em sua função

Para escolher o tecido correto da sua cadeira, considere o uso pretendido para ela. Por exemplo, se ela for ficar na sala, a cadeira pode ser feita com uma almofada mais firme, para acomodar o visitante.

Na sala de TV, eles preferem conforto, com estofamento mais macio. No quarto, eles podem ser inclinados se ocuparem espaço de leitura. Eles também podem ser acompanhados de banquinhos para apoio de pernas. Mas, se elas forem utilizadas como suporte para trocar roupas e sapatos, recomenda-se um estofado mais firme.

Bom, por hoje, ficamos por aqui. Curtiu esse texto? Então, não deixe de acompanhar o nosso blog. Nele, estamos sempre postando conteúdos como esse, que vão te ajudar!