Logo-Trend
Logo-Trend
rack-na-sala

Rack para sala: saiba como escolher o ideal

Tudo que você precisa saber sobre esse móvel tão desejado.

quarta-feira, abril 20, 2022

Um importante aliado na decoração, o rack para sala é responsável por organizar o seu ambiente, bem como, atender a família quando for assistir filmes em casa, por exemplo. Mas, ele acaba sendo um móvel para qualquer outro ambiente (sim, você descobrirá que isso é possível). É importante ter certos critérios a levar em conta antes de comprar o seu.

O painel de TV é aquele capaz de embelezar e dar mais praticidade para a sala de estar. Porém, somente quando bem selecionado, com materiais de alta qualidade e ótimo acabamento.

Escolher esse item pode ser uma tarefa assustadora se você não souber o que procurar. Às vezes, você quer algo simples e acaba escolhendo opções que nada têm a ver com decoração. Outros, querem móveis mais grandiosos, mas exageram e, assim, o ambiente acaba ficando feio.

Então, nesse texto, vamos mostrar algumas dicas para te ajudar na hora da escolha. Está preparado? Continue a leitura e confira tudo!

1 – Tamanho do rack para sala

Comprar um móvel significa pegar sua trena e medir o espaço disponível. No caso da sala de estar, é bom considerar, também, itens essenciais como sofás e mesas.

O rack precisa ter, no mínimo, 15 cm de sobra ao redor da tela da televisão. Para que o suporte fique elegante e desempenhe o seu papel no espaço, é importante levar em consideração a relação entre o tamanho da TV e o ambiente.

Já pensou se o suporte chega à sua casa e não cabe no espaço ou é pequeno demais? Isso colocaria em risco toda a beleza da sua decoração. Além do mais, geraria uma certa frustração em você, por investir em um item que não combina com o seu interior, não é mesmo?

Então, antes de tudo, meça a parede onde vai ficar o seu rack e anote essas dicas. O suporte não pode ultrapassar o tamanho da sua parede e a sua largura mínima precisa ter (para que não pareça pequena para a sua sala), a distância entre um braço do seu sofá e o outro lado.

Para pequenos espaços, como os apartamentos e casas menores, o ideal é escolher um suporte menor. Locais com pouco espaço aceitam móveis menores ou médios, enquanto os espaços grandes exigem prateleiras longas para diminuir a sensação de vazio que o tamanho do cômodo causa.

2 – Material do rack para sala

As prateleiras do rack para sala podem ser de MDF, madeira, metal ou vidro espelhado, e a melhor opção para você, vai depender de dois fatores: o tamanho do seu cômodo e os itens de decoração que pretende colocar sobre o móvel.

O rack de madeira é capaz de suportar o peso de equipamentos pesados ​​e a intensa movimentação desse móvel, além de dar um ar mais rústico ao seu ambiente. Já, as prateleiras de MDF, vêm em diversos acabamentos, trazendo leveza ao seu espaço, além de ter boa capacidade de carga e durabilidade.

A prateleira espelhada é uma boa escolha para quem quer criar sensação de amplitude no espaço, mas, são mais frágeis e delicadas. Os racks feitos de metal ou os que combinam esse material com o MDF, podem variar em peso e resistência. Além disso, é preciso avaliar o tipo de uso que o suporte terá.

Considerado um material premium, a madeira é ótima opção para o seu suporte de TV. No entanto, os móveis de qualidade costumam ser mais caros. Como tal, são indicados para pessoas que podem investir mais em um móvel durável, que ficará na família por muitas gerações. E, não dá para negar que as prateleiras de madeira são super charmosas para o seu ambiente.

rack

3 – Sem painel ou com painel?

Mais e mais pessoas vêm escolhendo o rack com painel. Pois, facilita que a televisão seja colocada na altura ideal dos olhos. Para escolher a melhor opção para a sua sala, você tem que pensar sobre a distância que você terá entre a TV e o sofá.

Uma TV pequena fica mais elegante se utilizada sem o painel, tornando-se o centro da composição do ambiente. A TV com mais polegadas, fica ainda mais segura se estiver fixada na parede e, por ser mais leve, ela não é capaz de tombar, pelo fato de não estar apenas apoiada sobre o rack.

Se você optar por deixar a TV em cima do rack, ele deve ser, pelo menos, 50 cm maior que a altura do sofá. No entanto, se você escolher uma opção com painel, fixe a TV a uma altura de cerca de 1,20 m entre o centro da TV e o chão. Nesse caso, você não precisa preocupar-se com a altura da base, e ela pode até ser mais baixa que o assento do seu sofá.

4 – Neutros ou coloridos?

Para os ambientes pequenos, duas estratégias podem ser escolhidas. Uma delas é escolher um rack de cor clara, que ajude a dar uma sensação de amplitude e faça seu espaço parecer maior. Outra possibilidade, é que você prefira um móvel pequeno colorido. Mas, desde que as paredes da sua casa sejam de tons claros.

As salas que são maiores, dão a possibilidade de escolher os coloridos e com tons ainda mais escuros. É melhor evitar aqueles com lados espelhados ou muito claros, se o seu ambiente não tiver sofás ou paredes coloridas, para que não faça o espaço parecer menor.

Contudo, as opções com cores mais neutras, acabam se encaixando melhor em ambientes mais clean. Lembre-se de que, gosto é uma questão muito particular. Então, opte por aquela que mais lhe agrade, tanto visualmente, como no quesito da qualidade que o móvel oferece.

Bom, esperamos que com essas dicas, você consiga escolher a melhor opção de rack para sala. Tornando assim, o seu ambiente ainda mais elegante.

Se quiser outras dicas sobre móveis e decoração, não deixe de acompanhar o blog da Trend Casual Home. Nele, você vai conferir muitos conteúdos como esse.

Te espero lá!