Logo-Trend
Logo-Trend
mesa-da-sala-de-jantar

Saiba como descobrir a medida certa para sua mesa da sala de jantar

No texto de hoje, vamos te mostrar algumas dicas que ajudarão na hora da escolha para a sua mesa da sala de jantar. Afinal, ela acaba ocupando o papel de protagonista do cômodo, onde a família faz as suas refeições e recebe visitas. Por isso, é preciso escolher a mesa de jantar com uma certa Saber mais

quinta-feira, novembro 25, 2021

No texto de hoje, vamos te mostrar algumas dicas que ajudarão na hora da escolha para a sua mesa da sala de jantar. Afinal, ela acaba ocupando o papel de protagonista do cômodo, onde a família faz as suas refeições e recebe visitas.

Por isso, é preciso escolher a mesa de jantar com uma certa cautela. Assim, você pode ter a certeza de que o produto escolhido é ideal para a sua casa e, também, para atender suas necessidades.

Modelos de Mesa da Sala de Jantar

Você pode encontrar muitos modelos de mesa no mercado, cada uma delas com diferentes empregabilidades e suas particularidades. Os formatos retangular e redondo são os mais clássicos, porém, também há peças com forma ovalada e quadrada.

Se você procura por uma opção para receber um bom número de convidados, a mesa retangular é uma ótima escolha. Ainda mais, se estiver em um ambiente com o mesmo formato, estreito e comprido. Por outro lado, o modelo redondo é muito bom para os ambientes menores e de formato quadrado. Devido à sua flexibilidade, podendo acomodar mais convidados se necessário, ela é uma excelente opção.

Mas, lembre-se, uma mesa redonda muito grande acaba afastando as pessoas e o acesso aos alimentos. A mesa quadrada se adequa melhor em um ambiente maior, sendo uma boa alternativa para aproximar as pessoas que estão ao redor, quando comparamos com a retangular.

Uma mesa em formato oval, tem as mesmas características de uma retangular, mas com maior flexibilidade quando for acomodar um outro assento. Com isso, você acaba ocupando menos espaço do cômodo. Em relação aos pés da mesa da sala de jantar, o pé central acaba trazendo um toque contemporâneo, além de ocupar menos espaço.

Circulação do ambiente

Antes de realizar a compra da sua mesa, você precisa ter o tamanho do seu cômodo em mente. Assim como, o espaço que o móvel vai ocupar, para acabar escolhendo o produto ideal que não vai atrapalhar a circulação do ambiente. 1,00 m é a medida ideal entre os outros móveis e a mesa, para ter uma confortável circulação, podendo puxar ou empurrar as cadeiras, sem esbarrões em outras peças do local.

Quando falamos dos modelos, uma mesa redonda ou oval facilita a circulação pelas laterais.

Tamanho ideal para mesa da sala de jantar

Como já citamos, você vai encontrar os mais variados tamanhos de mesa, mas, para te ajudar, preparamos uma lista com os tamanhos médios para você planejar tudo. Uma boa dica, é ter, no mínimo, dois assentos a mais do que o número de membros da família.

Porém, se costumam receber um maior número de convidados, mais cadeiras são fundamentais.

Mesa de Jantar Redonda

Para uma mesa de dois lugares, precisa-se de no mínimo 90 cm de circunferência. Para uma de quatro lugares, a metragem mínima passa a ser de 110 cm. Uma mesa com seis lugares, tenha 120 cm e, para oito cadeiras, o ideal é ter 150 cm.

Mesa de Jantar Quadrada

Para uma mesa de jantar quadrada com dois lugares, opte por 90 cm x 90 cm. Já para as de quatro lugares, 100 cm x 100 cm é o mínimo e, para seis cadeiras, 140 cm x 140 cm.

Mas, se a família for maior e precisar de oito cadeiras, sua medida deve ser de 150 cm x 150 cm. Ainda assim, se precisar de dez lugares, escolha 200 cm x 200 cm.

Para as retangulares, também, temos as medidas mínimas para seu melhor conforto. Uma mesa que acomode quatro cadeiras, deve ser de 130 cm x 75 cm. E, para uma de seis lugares, 160 cm x 75 cm.

Porém, para uma mesa de oito cadeiras, a mínima metragem é de 200 cm x 110 cm e, para dez assentos, 280 cm x 110 cm.

Mesa de Jantar Oval

Uma mesa de jantar oval que acomode até quatro pessoas, é preciso de uma medida mínima de 137 cm x 91 cm. Mas, para uma de 6 assentos, o ideal é 198 cm x 122 cm e, para oito cadeiras, deve ser de 217 cm x 117 cm.

Materiais ideais para a mesa da sala de jantar

Você pode encontrar materiais diferentes para a fabricação de mesas de jantar, optando pelo que se encaixa melhor ao seu ambiente e suas necessidades. Então, abaixo, separamos os principais materiais:

as-melhores-mesas-de-jantar

Mesa de Jantar de Madeira

A mesa de jantar de madeira é a escolha mais comum, afinal, é muito durável e versátil, podendo ser combinada com os mais diversos estilos. O design da mesa será definido de acordo com o seu acabamento, uma mesa feita em madeira demolida ou natural, trazendo um toque rústico ao ambiente.

Mesa de Jantar de Vidro

O vidro é um material clássico para uma mesa de jantar que, devido à sua neutralidade, pode combinar perfeitamente com qualquer estilo de decoração, desde um ambiente moderno a um ambiente mais industrial. Este material é uma excelente opção para ambientes pequenos, pois, sua transparência confere ao ambiente uma sensação de espaço maior.

Além disso, é muito versátil, podendo ter diferentes acabamentos, como jateamento, cor, esmalte, entre outros. Não se esqueça que pode ser facilmente combinada com diferentes materiais. A bancada de vidro e a mesa com pés de metal podem trazer um sentimento romântico. Assim como a base de madeira, esta peça fica moderna.

Embora seja fácil de limpar, esse material precisa ser manuseado com cuidado, pois, é mais suscetível a arranhões e rachaduras e não pode receber nenhum material quente diretamente em sua superfície.

Mesa de Jantar de Pedra

A principal característica de uma mesa de jantar de pedra é a alta resistência e durabilidade. Quanto ao design, a mesa confeccionada com este material traz uma elegância requintada e natural ao ambiente. Você encontrará inúmeras pedras que podem fazer parte da mesa de jantar, como: mármore, granito, quartzo, entre outros. Cada uma com suas características próprias, você deve escolher de acordo com seu gosto e estilo.

Lembre-se: se a sua sala de jantar tem conceito aberto com uma sala de estar e/ou cozinha, seu estilo de mesa de jantar deve ser coordenado com o design de outros ambientes.

E aí, curtiu nossas dicas? Esperamos que tenha te ajudado. Para ficar por dentro de mais conteúdos como esse, não deixe de acompanhar o nosso blog. Até mais!