Tudo que você precisa saber para montar sua cozinha

cozinha
Torne seu ambiente ainda mais prático e aconchegante.

quarta-feira, 20 abril 2022

Hoje, montar uma cozinha é algo muito mais prazeroso, afinal, esse local deixou de ser apenas uma área onde são realizados serviços. Agora, ela também é um ambiente para socializar, relaxar, conversar e estar com as pessoas que amamos.

Cozinhar tornou-se um hobby, e quem saber fazer algo na cozinha, já não está isolado do resto do grupo. As pessoas se reúnem ali, participando do preparo das refeições, bebendo e conversando enquanto a comida é servida. Este, também, é um lugar para tomar um café com um pão quentinho e começar muito bem o seu dia.

Por isso, tudo na cozinha deve ser muito bem pensado para que fique do jeitinho que você quer e precisa. E, é claro que vamos te ajudar com essa missão. Preparamos este texto completo para que você possa montar sua cozinha do jeito que sempre sonhou. Vamos nessa? Acompanhe a leitura e confira!

Estilo da Cozinha

Para que você decore sua casa, e isso diz respeito a você e a quem mora junto, é necessário escolher um estilo de decoração que agrade a todos, não é mesmo? É preciso definir o tipo de móvel que você deseja, a cor, a textura das paredes, entre outros detalhes que darão personalidade ao ambiente.

Sair e comprar qualquer móvel e encher a cozinha com vários eletrodomésticos, não é uma boa alternativa se pretende ter um espaço harmonioso, bonito e funcional. Para fazer isso, você deve, primeiro, determinar o estilo de cozinha que deseja.

São diversos e diferentes. Cada um tem seu apelo e corresponde a um perfil pessoal. Ao determinar o estilo que você deseja, torna-se fácil investir nos móveis e eletrodomésticos certos. Você pode escolher, por exemplo, um bloco de cor industrial tradicional, minimalista e moderno ou uma cozinha colonial.

O que você pretenda fazer em sua cozinha?

Parece uma pergunta boba, mas não é. Há muita coisa que você pode fazer na cozinha. Por exemplo, querer que seja um espaço somente de serviço. Nessa situação, não precisaria ter nenhum apelo decorativo para os outros, mas, seria visto como funcional para quem cozinha.

No entanto, pode desejar que a cozinha tenha espaço para os convidados ou familiares conversarem enquanto outra pessoa prepara as refeições. De acordo com o tamanho da sua casa, a cozinha pode funcionar como uma sala de jantar. Talvez você até queira montar um pequeno bar nela, para socializar com os amigos.

Viu o quanto pode ser feito? Por isso, na hora de arrumar e decorar a sua cozinha, é preciso pensar no que será feito dela. É só para cozinhar? Para cozinhar e conversar? Ou é um lugar para se encontrar com os amigos? Ou é aqui que todas as refeições serão feitas?

Como escolher os móveis para montar sua cozinha?

Então, agora é a hora de começar a instalar os móveis na cozinha. Já que se sabe o que fazer neste espaço, qual o tamanho, o estilo de decoração, basta escolher os móveis. Os elementos básicos deste espaço são mesas com cadeiras, armários e balcões ou bancos.

O tamanho da mesa e o número de cadeiras vai depender do que fará na cozinha e, claro, o tamanho da sua família. Se for apenas para realizar tarefas diárias, uma pequena mesa com cadeiras ou bancos, pode servir. Mas, se as refeições forem servidas lá, pode valer a pena escolher um modelo maior.

Se você tem uma sala de jantar, pode poupar espaço na cozinha e em vez de colocar uma mesa, instale um balcão e alguns bancos. Assim, você terá a funcionalidade deste móvel para guardar material de culinária enquanto ainda garante um cantinho para alguém junto de você.

As gavetas devem ser selecionadas de acordo com a disponibilidade das paredes, e a quantidade de artigos que pretende guardar.

Ao escolher, lembre-se de considerar a acessibilidade das portas e gavetas. Pessoas mais baixas podem ter dificuldades com armários na parede e podem até precisar de um banquinho para chegar até eles. Então, pode ser uma boa ideia valorizar aqueles que estão mais próximos do chão e possuem armários e balcões separados.

3 dicas para uma cozinha funcional

Agora, vamos te apresentar 3 dicas valiosas para que você consiga montar sua cozinha de uma maneira funcional. Confira:

1 – Posicionamento

Já pensou se tivesse que atravessar a cozinha para pegar alguma coisa na geladeira, depois ir até a pia, e depois ir para o outro canto cozinhar? Cansado de apenas pensar nisso, certo?

Para simplificar as tarefas do dia a dia, organize as coisas de forma estratégica, respeitando a ordem de utilização. Por exemplo, a superfície de trabalho onde você prepara os alimentos deve estar próxima à pia. Ao mesmo tempo, o fogão deve ter um bom acesso e nas proximidades do forno. Com isso você não precisará dar vários passos desnecessários.

2 – Otimize o seu espaço

Mesmo se você tiver uma cozinha pequena, ela pode ser otimizada. Afinal, isso não significa que há um lugar para caminhar, mas sim, que não há nada que possa atrapalhar, obstruir o caminho ou representar algum tipo de perigo.

Para otimizar o espaço, mantenha na cozinha apenas o que deve estar lá e deixe sempre um corredor desimpedido. Bujões de gás, por exemplo, não precisam estar no meio do local. Podem estar fora da casa ou dentro de um armário próprio para isso.

3 – Materiais e acabamento

Uma coisa que, muitas vezes esquecemos ao planejar uma cozinha, é que esse local acumula muita sujeira. Mesmo que usemos um exaustor, a limpeza precisa de uma certa atenção, e todos os acabamentos e materiais escolhidos afetam muito nisso.

A ideia aqui é facilitar a sua vida, por isso, ao comprar móveis e eletrodomésticos, preste atenção nas linhas, ângulos, acabamentos e texturas. Lembre-se sempre, que terá que ser limpo algum dia.

Curtiu nossas dicas? Então, não deixe de dar uma olhada em nosso blog e conferir mais conteúdos sobre decoração. Estamos esperando por você!

Conforto e bem-estar para a sua residência ou negócio

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba, gratuitamente, notícias e material de apoio exclusivo.

CONFIRA OUTRAS MATÉRIAS

Sair da versão mobile