Veja como decorar a mesa de jantar para o Natal e surpreender a todos

decoração-mesa-de-jantar-natal
Nesse texto, você vai saber tudo sobre a decoração da sua mesa de jantar de Natal!

quarta-feira, 8 dezembro 2021

Uma das maneiras mais charmosas de aproveitar o Natal, é decorar a mesa de jantar. Não importa se a festa será grande ou pequena, a mesa deve ser amorosa e festiva. E, acredite, fazer uma boa decoração não é nada caro e muito menos complicado. Basta caprichar no centro da mesa, com frutas, plantas e até velas, aliados com aparelhos de jantar e taças de vinho.

Dessa forma, pensando em te ajudar nessa tarefa, hoje, vamos te apresentar as melhores dicas para você fazer uma maravilhosa decoração e surpreender todos os seus convidados. Então, vamos lá?

Decorar a mesa de jantar do Natal gastando pouco

Primeiramente, você deve preparar uma listinha com tudo que precisa ter para decorar a sua mesa de jantar. Assim, você saberá o que é necessário e o que você já tem em casa, para compor todos os detalhes da decoração.

Mas, o que uma mesa de Natal deve ter? Sendo assim, para te ajudar nessa etapa do processo, preparamos uma lista para você ter base do que colocar na mesa:

  • Sousplat;
  • Talheres bem bonitos;
  • Velas decorativas de diversos tamanhos;
  • Taças e Copos;
  • Árvores pequenas de natal;
  • Toalha de mesa;
  • Frutas típicas da época;
  • Papai noel em miniatura;
  • Talheres;
  • Guardanapo;
  • Arranjos de mesa de natal;

Então, após isso, escolha as opções que são ou não viáveis para você. Além disso, outra boa opção, é investir no seu lado artístico e, você mesmo, produzir sua decoração e enfeites.

Como decorar a mesa de jantar de Natal?

No geral, todos os ambientes natalinos tem muito vermelho, verde, dourado e branco. Em alguns casos, até mesmo uma pitada de azul. Mas, isso não significa que é preciso utilizar todas as cores citadas em sua mesa de natal. Você pode deixar o ambiente a sua cara, personalizando com as cores que gosta.

Se você busca por menos gastos, os tons claros como o branco e verde, por exemplo, são os mais indicados. Dessa forma, juntamente com alguns elementos indispensáveis, adicione um centro de mesa com essas duas cores. Assim, você terá um resultado brilhante.

Cores Natalinas

Nada como apostar nos itens verdes e vermelhos para deixar sua mesa de jantar muito natalina e permitir que os hóspedes entrem na magia daquela época. Além desses tons tradicionais, também se pode abusar do ouro e da prata, o que também torna a decoração mais refinada.

Mas, você sabe o significado das cores?

Dourado, verde, vermelho e branco, são as cores mais tradicionais do Natal, e isso tem um motivo. Cada uma delas conta um significado diferente:

  • Vermelho: representa o sangue de Cristo e o amor incondicional ensinado por Jesus;
  • Ouro: representa a existência de sacralidade, luz e sol. Além disso, simboliza ouro, que foi dado como um presente por um dos três reis magos;
  • Verde: símbolo de esperança, resistência e resiliência, remetendo ao passado, as pessoas usavam pinho, azevinho e hera para decorar as suas casas com plantas que suportam o inverno;
  • Branco: representa a pureza, inocência e vida de Cristo para o mundo.

Alimentos

A comida é a protagonista da mesa de Natal. Então, por que não usá-los para deixar tudo mais bonito? Doces, como pirulitos em forma de cana, biscuit people, massas americanas com detalhes natalinos, entre outros, são alguns exemplos. As frutas são imperdíveis, principalmente as que já são muito tradicionais, como os damascos, que podem ser cortados em formas ou facas tradicionais.

Os alimentos mais tradicionais, são:

  • Nozes e Castanhas: esse costume vem da Europa e da Ásia. São frutos colhidos no final do outono e começo do inverno. Aqui no Brasil, temos a castanha do pará, muito consumida em diversos tipos de pratos;
  • Salpicão: prato típico brasileiro. É uma mistura de ingredientes crus e cozidos. As receitas são bem variadas, mas a maioria delas terão a maionese, cenouras, batatas, pimentão de várias cores, carne de frango ou peru, salsão e pimenta, além de frutas como abacaxi, cereja, maçã verde e uva passa;
  • Rabanada: simples de fazer e de um sabor maravilhoso. Pão, leite e ovos são os principais ingredientes. Além disso, segundo a tradição espanhola, deve ser consumida com uma taça de vinho;
  • Panetone: uma receita italiana que caiu no gosto mundial. O “Pão do Toni” com suas frutas cristalizadas ganhou variações com chocolate, sorvete e até panetones salgados;
  • Farofa: a farofa natalina pode ser variada e repleta de ingredientes, com farinha de mandioca, farinha de milho, pode ser frita na manteiga ou no azeite, com amêndoas, frutas secas, bacon, nozes, etc;
  • Peru/Leitão: são carnes que estão mais presentes nessa época do ano e são servidas com acompanhamentos e bem decoradas;
  • Arroz de Natal: O arroz é um acompanhamento que não pode faltar na ceia natalina. Geralmente ele é feito com uvas passas, mas existem outros tipos, tais como arroz à grega, arroz de forno, arroz com nozes, castanha e caju, etc.
  • Vinho: bebida oficial para as celebrações cristãs, não poderia faltar no Natal;
  • Frutas: além de ajudar na decoração da mesa, são extremamente nutritivas e saborosas. Sendo assim, as frutas nessa época são melancia, morango, pêssego, ameixas, nectarinas e figos;
  • Bacalhau: herança portuguesa, sempre acompanha batatas e bastante azeite.

Objetos de natais passados

Os utensílios de cozinha e outras decorações que você usou no ano passado, ou em outras estações podem e devem ser usados em sua próxima ceia de Natal. Se você tem um bom projeto com objetos mas com algumas falhas, que tal customizá-lo ao seu gosto para esconder esse detalhe? Dessa forma, gravatas e outros materiais relacionados ao Natal podem dar um novo visual aos acessórios. 

Flores

As flores combinam com qualquer momento, tornando tudo mais lindo, perfumado e charmoso. Isso não é diferente durante a ceia de Natal. O belo arranjo e as cores natalinas tornam a decoração única. Nesta ocasião, aposte nas rosas vermelhas e na tradicional poinsétia para deixar o evento mais elegante. Assim, as flores podem ser colocadas na mesa ou em outras partes da casa de hóspedes, como a sala de estar.

Bom, esperamos que você tenha aproveitado as nossas dicas e, com bastante amor e dedicação, decorar a mesa de jantar do Natal, vai ser uma tarefa muito simples. Além disso, não deixe de acompanhar o nosso blog e ficar por dentro de mais matérias como essa!

Conforto e bem-estar para a sua residência ou negócio

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba, gratuitamente, notícias e material de apoio exclusivo.

CONFIRA OUTRAS MATÉRIAS

Sair da versão mobile