Como limpar sofá e preservar um dos móveis mais úteis da sua casa?

como-limpar-sofa
Nesse texto, você vai saber como limpar o seu sofá e fazer com que ele dure mais!

quarta-feira, 8 dezembro 2021

Mais do que uma decoração, o sofá também traz conforto e bem-estar para quem está morando na sua casa e quem a visita. Afinal, sejamos sinceros, é aqui que a maioria das pessoas passa a maior parte do tempo, para descansar após um dia agitado, trabalhar, estudar, etc. E, muita gente não sabe limpar o sofá.

É um móvel preferido pela excelência, pelo conforto e pelos momentos de descontração que nos proporciona.
Também, é bem famoso pela sua versatilidade e variedade. Pois, os seus diferentes modelos nos oferecem sempre uma variedade de designs, tamanhos, tecidos, formatos e podem até ser transformados em cama! Ou seja, realmente merece atenção porque é a base do nosso lar.

Mas, como não são só flores, a má notícia é que os sofás, em geral, são caros. E, por isso, que esse móvel não muda com tanta frequência.

Mesmo quando a decoração muda, os sofás costumam ficar mais alguns anos nas casas. E, é por esta e outras razões que uma manutenção e limpeza adequadas são essenciais para manter e prolongar a vida útil do seu sofá.

Para manter a limpeza e a manutenção, e manter seu sofá com aparência de novo, aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a limpá-lo. E é sobre isso que vamos falar aqui. Vamos nessa?

1 – Limpeza regular

É necessário criar o hábito de limpar o seu sofá, regularmente, se quiser mantê-lo por muito tempo. Pois, está sempre em contato com a sujeira que circula no ambiente onde está inserido.

A melhor maneira de limpar o sofá, é usar um aspirador de pó e uma escova macia e seca para remover o máximo possível de poeira e resíduos do tecido. O uso de produtos químicos no sofá não é muito recomendado, principalmente, se for couro ou tecido sintético. Pois, esses produtos podem danificar o material usado para cobrir este móvel.

2 – Pelos de pets

Não temos dúvidas de que o seu animal de estimação, seja um cachorro ou um gato, é fofo. Mas, se você tem um pet em casa, provavelmente, seu sofá tem uma grande quantidade de pelos na superfície.

A maneira mais eficaz de remover os pelos do sofá, é enrolar a mão com fita adesiva e passá-la lentamente sobre o estofamento, removendo todos os resíduos.

Parece inofensivo, mas o acúmulo desses fios pode encurtar a vida útil do seu sofá. Portanto, deixe seus pets livres para brincar, mas fique de olho nelas.

3 – Objetos pontiagudos

Um dos principais danos que pode ocorrer em um sofá é um furo no estofamento, pois restaurar esse material pode ser muito caro. E isso, se realmente houver uma solução para o problema.

Evite utilizar objetos pontiagudos próximos ao móvel, tanto quanto possível, como: canivetes, canetas, facas e qualquer outro objeto que represente grande risco à integridade do sofá. Algumas roupas, também, podem ter detalhes nítidos que danificam o sofá. Portanto, deve-se observar o uso desse tipo de roupa em móveis.

E, por gentileza, cigarros, isqueiros ou qualquer coisa com chama.

4 – Utilize almofadas

As almofadas são, definitivamente, peças de decoração fundamentais. Utilizados tanto em salas como em quartos, são extremamente versáteis e podem ser renovados mudando a tampa.

Escolha almofadas que contrastem com a cor original do sofá e do restante da decoração. Eles podem ser todos da mesma cor ou coloridos e estampados, dependendo da sua criatividade, você decide. As almofadas tornam o sofá mais confortável e protegem ainda o encosto e os apoios de braços.

5 – Luzes solares

Uma boa forma de prolongar a vida útil do seu sofá, é evitar a exposição do estofamento à luz solar direta. Pois, os raios solares podem manchar e queimar a maioria dos tecidos deste item em sua casa.

Opte por colocar o sofá em um local bem iluminado, não exposto à forte luz do sol o dia todo.

6 – Pular no sofá

Quando criança, já deve ter ouvido da sua mãe, avó ou tia que “o sofá não é lugar para pular”. Bem, eles estavam absolutamente certos.

Se você tem o hábito de ficar em pé no sofá ou de deixar as crianças ou qualquer outra pessoa pular no móvel, é hora de parar com esse comportamento.

Essas atitudes podem dificultar a manutenção desse móvel, pois, movimentos bruscos podem fazer com que as costuras se rompam e o tecido do sofá seja facilmente perfurado, prejudicando a estética e o design do sofá.

7 – Utilize “porta-trecos”

Eles são uma boa alternativa quando você possui problemas com os braços do sofá. Além disso, bandejas e roupas de malha são itens decorativos que ajudam a manter o ambiente organizado.

Há várias opções no mercado, e as bandejas costumam ter porta-copos, que evitam que o sofá se molhe. Diversos são usados ​​para armazenar controles remotos e outros itens pequenos.

Escolha modelos feitos com materiais que combinem com o estilo do sofá e, claro, com o resto da decoração do ambiente.

Por que a limpeza do sofá é tão importante?

Lave os tecidos dos estofados para evitar que ácaros, traças, fungos e até insetos, como baratas e formigas, se acomodem nos móveis. Além de fazerem mal à saúde, esses bichinhos podem corroer tanto a estrutura de madeira, quanto a pintura de seus móveis.

Portanto, a limpeza periódica dos estofados é fundamental para evitar o aparecimento desses invasores.

Além disso, a limpeza protege a saúde da sua família de alérgenos locais e respiratórios. Outra diferença, é que o estofamento clean mantém a decoração, a aparência e o conforto do sofá da sua casa exatamente como fazia quando você o comprou.

Como lavar o sofá?

Para secar estofados, basta um detergente diário. Em outras palavras, utensílios fáceis de usar.

Portanto, verifique sua despensa e certifique-se de que pelo menos três dos produtos estão listados na seguinte lista:

  • Vinagre de álcool;
  • Borrifador;
  • Escova de limpeza;
  • Álcool 70%;
  • Detergente neutro;
  • Amaciante de roupas;
  • Panos limpos;
  • Aspirador de pó;
  • Bicarbonato de sódio;
  • Fita adesiva;
  • Talco corporal.

Esses itens permitem que você lave o sofá a seco de maneira adequada, sem danificar os materiais de fabricação. Portanto, elimina a umidade da espuma interna e remove completamente a poeira, manchas e outras sujeiras da superfície.

Bom, esperamos que esse texto tenha lhe ajudado. Conserve seu sofá, afinal, é um móvel onde costumamos passar muito tempo. Para mais dicas como essa, fique de olho em nosso blog e não perca nenhuma novidade!

Conforto e bem-estar para a sua residência ou negócio

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba, gratuitamente, notícias e material de apoio exclusivo.

CONFIRA OUTRAS MATÉRIAS

Sair da versão mobile