Aumentar a durabilidade dos móveis é possível com alguns cuidados 

Para aumentar a durabilidade dos móveis é preciso limpeza, proteção contra as intempéries e, claro, manusear bem a peça. Veja essas e outras dicas!

quarta-feira, 30 novembro 2022

Como aumentar a durabilidade dos móveis e, assim, elevar ainda mais a relação custo-benefício da aquisição de itens essenciais para sua casa? 

Essa é uma pergunta que vai além de passar um pano para limpar a peça, exigindo providências diferentes para cada tipo de material. Assim como o local onde fica o item – o ambiente é externo ou interno? 

Mas não se preocupe, trazemos dicas práticas que vão ajudar a manter seus móveis como se tivessem acabado de chegar da loja de decoração.  

Então, boa leitura e mãos à obra! 

6 dicas para aumentar a durabilidade dos móveis e deixá-los bonitos por mais tempo 

Uma casa linda, exige esforço para manter tudo no devido lugar. Afinal, comprar aquela linda mesa de jantar para sua família criar momentos memoráveis é só o primeiro passo para um espaço elegante. 

Depois que a peça chegou, é preciso manter procedimentos regulares para aumentar a durabilidade dos móveis e a aparência. Especialmente se eles são usados com frequência, se estão sujeitos às intempéries ou há crianças e pets.  

Então, agora, veja como manter suas peças em bom estado com nossas dicas! 

1) Limpe as peças periodicamente 

Não é necessário limpar diariamente, mas é preciso ter uma rotina de higienização que seja, ao menos, semanal para aumentar a durabilidade dos móveis. 

Com um pano macio retire o pó, fuligem e outras sujeiras da superfície. Para limpeza mais profunda, evite produtos corrosivos e buchas grossas.  

Se a peça for de madeira, o uso de água e outros líquidos deve ser mínimo, sempre tendo o cuidado de secar bem o item para não deixar a umidade. 

Já para tecidos, como em sofás ou cadeiras, o uso de aspirador é a forma mais eficiente para remover poeira.  

Uma boa opção para preservar estofados e facilitar a higienização é a impermeabilização – pense nisso.

Agora, para deixar o couro limpinho em macio, limpe com sabão neutro e, após secar, passe um hidratante para mantê-los lisinhos e sem rachaduras. 

2) Controle ao máximo a ação do meio ambiente 

Para aumentar a durabilidade dos móveis, limite a exposição às seguintes circunstâncias: 

  • Calor: não deixe móveis próximos a fontes excessivas de calor – como aquecedor ou lareira. Isso pode danificar a coloração das peças, deformar e até causar acidentes; 
  • Umidade: locais muito úmidos são ruins para peças de madeira, sem contar que podem propiciar o surgimento de ácaros, bactérias, etc. Se não for possível deixar o item em local seco e fresco, recorra a produtos que ajudam a reduzir a umidade; 
  • Luz solar: evite expor seus móveis à luz solar direta, que causam descoloração e outros inconvenientes. Use persianas/cortinas para proteção e, se a peça ficar no tempo, adote a devida proteção para o sol. 

3) Para aumentar a durabilidade dos móveis, evite sobrecarga 

Os móveis, mesmo os de alto padrão, são concebidos para receber um limite de carga. Evite o excesso de peso que pode danificar a estrutura e/ou envergar a peça, comprometendo o design de interiores e o item. 

4) Manuseie com cuidado 

Os móveis existem para serem úteis e gerar conforto, mas é preciso manuseá-los corretamente para que não fiquem arranhados ou estraguem. 

Evite arrastá-los e, se for transportar, proteja-os corretamente. Se parecer uma sujeira, limpe o mais rápido possível.  

Por fim, use-o para a finalidade para o qual foi criado. Por que usar uma mesinha de centro para sentar-se, se há cadeiras, puffs e outras peças à disposição?

5) Faça reparos, se preciso 

Havendo necessidade, providencie reparos para aumentar a durabilidade dos móveis, mantendo-os sempre bonitos e preservando sua ergonomia.

Tirar arranhões, arrumar o pé que quebrou ou trocar o tecido que rasgou pelo tempo de uso, são exemplos de cuidados. Obviamente, contrate um profissional apto a realizar a melhoria. 

6) Vai ficar fora por longos períodos? Cubra os móveis! 

Sempre que precisar se ausentar de sua casa por tempos mais longos, cubra as peças para evitar o pó, a luz solar e outros itens nocivos à peça.  

Mas, atenção: para aumentar a durabilidade dos móveis de couro, não use plástico para cobri-los. Esse material retém umidade e pode gerar mofo. Prefira tecidos ou capas apropriadas! 

Móveis bonitos e duráveis por mais tempo? Escolha peças de qualidade! 

Pronto, agora você conhece as melhores maneiras de conservar os móveis de sua casa – e até de escritório. Com essas boas práticas, será possível manter suas peças de qualidade em excelentes condições por longos períodos

Principalmente, se elas forem adquiridas na Trend, loja de móveis de alta padrão, cuja qualidade permite vida útil longa, mantendo a elegância e a beleza. 

Acesse nossa loja e conheça nossa linha de produtos! 

Conforto e bem-estar para a sua residência ou negócio

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba, gratuitamente, notícias e material de apoio exclusivo.

CONFIRA OUTRAS MATÉRIAS

Sair da versão mobile