Decoração para apartamentos pequenos: saiba como aproveitar o espaço com os móveis certos

Descubra como utilizar o espaço do seu apê da maneira correta.

casal-olhando-para-tablet

Quem é que não deseja uma casa bem decorada nos dias de hoje, não é mesmo? E, um assunto muito discutido nesse meio, é a decoração para apartamentos pequenos. Além de deixar o ambiente mais lindo, a decoração é capaz de deixar tudo com a sua cara e melhorar a utilização de todos os espaços. Se em casas grandes ela é muito importante, nos espaços menores é fundamental.

Então, se você está na dúvida de como decorar o seu espaço, vamos te ajudar. Separamos algumas dicas para te auxiliar e deixar seus cômodos mais aconchegantes e práticos. Acompanhe a leitura e confira tudo!

Ambientes integrados

Realizar a integração dos seus cômodos é uma excelente maneira de ampliar o seu apartamento visualmente. Pois, mesmo não parecendo, as paredes acabam ocupando um grande espaço. Sendo assim, se for viável, procure eliminar o máximo delas e utilizar móveis para separar os ambientes, por exemplo.

Além disso, os ambientes abertos são uma tendência urbana e moderna do mundo todo, que deixará o seu apê mais descolado e prático.

Entre a sala de jantar e a cozinha, você pode utilizar um balcão com alguns bancos para dividir o ambiente e, também, fazer refeições rápidas. Quando você integra a sala de jantar e a de estar, proporciona uma melhor circulação nos cômodos, além da integração entre os moradores da casa, o que colabora para a convivência.

Se você deseja uma sala integrada, porém quer dar mais privacidade para certo ambiente, como o escritório de home office por exemplo, pode utilizar aquelas estantes com nichos vazados, que acomodam objetos e dão mais visibilidade. Outra maneira legal de fazer um espaço multiuso é investir em cortinas ou divisórias retráteis, para poder abrir e fechar o ambiente quando quiser.

Deixe o ambiente visualmente maior

Quando falamos sobre a decoração para apartamentos pequenos, os espelhos e as cores são pontos de grande importância. Tenha preferência pelos tons mais claros, porque eles ampliam os espaços, visualmente falando. Utilize essas tonalidades nas paredes e naqueles móveis grandes, como o guarda-roupas, por exemplo, sempre equilibrando com as cores dos demais objetos do local.

Caso você queira acrescentar alguma cor mais chamativa, sempre escolha os lugares mais iluminados. Assim, trazem mais destaque e não escurece o ambiente, deixando-o com uma impressão de ser menor do que realmente é. Os espelhos são aqueles itens que embelezam, trazem modernidade e sofisticação.

Aproveite o máximo de espaços

Um dos maiores problemas nos apartamentos pequenos, acaba sendo a falta de espaço para armazenar suas coisas. Só percebemos o tanto de objetos que temos, na hora de mudar de casa e não ter onde guardá-los. Ainda mais, se o seu apê não contar com os móveis certos. Por isso, invista em nichos, prateleiras, buffets e ganchos para guardar tudo. Dessa forma, é possível utilizar espaços altos para você organizar todos os seus objetos, além de liberar mais espaço no piso para demais móveis. Invista nisso e você verá a diferença que vai fazer.

Uma outra boa dica, é usar algumas peças que ficam na parede como, por exemplo, luminárias penduradas ao invés das fixas no piso. Ou, também, vasos suspensos ao invés de no chão. Assim, mesmo sendo objetos pequenos, vão fazer total diferença no espaço e no conforto do dia-a-dia, ainda mais em espaços pequenos.

Invista nos móveis certos

Escolher os móveis certos é um passo muito importante na decoração para apartamentos pequenos. Atualmente, há infinitos produtos para você escolher e acomodar em seu ambiente. Porém, antes de tudo, é crucial pensar onde eles irão ficar no local. Ou seja, confira as medidas dos cômodos e tenha em mente o tamanho ideal que seus móveis precisam ter. Caso contrário, você pode acabar comprando, por exemplo, um sofá que não cabe na parede ou uma sala muito vazia.

Outra dica, é abrir mão daqueles sofás enormes com diversos lugares ou de sofás-camas. Nos lugares deles, opte por um sofá de 2 ou 3 lugares e, para completar, escolha poltronas e cadeiras. Assim, você vai otimizar espaço e deixar o local mais moderno e leve. Na sala de jantar, procure substituir algumas de suas cadeiras por bancos altos na parede, como um canto alemão. Já, no quarto, troque a sua cama king size por uma menor e mesas laterais não muito grandes.

Caso a sua cozinha seja bem pequena, uma boa opção é apostar nos armários suspensos e prateleiras. Procure utilizar todo o espaço disponível nas paredes, porque esse é um dos locais onde há mais coisas para guardar. Não esqueça de levar em conta os eletrodomésticos na hora de escolher os móveis. Eles precisam estar perfeitamente alinhados para que tudo se encaixe.

Procure ser minimalista

A mudança é sempre um ótimo momento para repensar e descobrir o que é essencial para saber o que jogar fora ou não. Procure fazer isso com todos os objetos e móveis da sua casa, para trazer mais leveza ao seu lar e ganhar um maior espaço. Caso você já morar em um apartamento pequeno e sente que tem pouco espaço, pode pensar em trocar seus móveis antes de mudar de apê.

Como, por exemplo, será que você precisa mesmo de um grande armário na cozinha? Ou uma estante imensa na sala de estar? Se morar sozinho, uma mesa de poucos lugares pode ser mais confortável para o ambiente do que uma mesa com mais de 4 lugares. Além disso, a decoração também contribui para a sensação de um cômodo lotado, como um quarto cheio de murais, objetos e quadros na parede.

Sendo assim, procure sempre móveis práticos, para não criar ambientes apertados e cheios de coisas inúteis. Dessa forma, você vai ter uma sensação de conforto, amplitude e bem-estar, mesmo morando em um apartamento pequeno.

Morar em imóveis menores, no Brasil, é a realidade de muitas pessoas. Então, se você curtiu essas nossas dicas sobre decoração para apartamentos pequenos, não deixe de compartilhar com seus amigos. Além disso, não deixe de conferir outras matérias como essa em nosso blog!

Entre em contato