Quarto das Crianças: saiba como decorá-lo da melhor forma

quarto-das-crianças
Nesse texto, você vai saber tudo sobre a decoração do quarto das crianças!

sexta-feira, 17 dezembro 2021

Mesmo na infância, as pessoas já começam a receber muitas informações. Assim, desde cedo, as crianças têm vestígios e expressões da sua identidade. Alguns constroem suas primeiras impressões do mundo em suas próprias casas. Em geral, o quarto é o espaço que mais influencia o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida.

Nesse ambiente, elas vivenciarão o máximo de alegria, segurança, tranquilidade e proteção. E, estimuladas a brincar e aprender. É por isso que, neste caso, o design de interiores é tão importante.

Se você está com a ideia de decorar ou redecorar o quarto de seu filho, o blog da Trend Casual Home destacou algumas dicas que podem inspirar essa missão. Mas, lembre-se de não ignorar a avaliação do seu “mini-cliente”. Sim, todas as crianças devem estar ativamente envolvidas na seleção dos itens para esse espaço da casa, incluindo móveis, decoração e muito mais.

Eles, também, têm desejos e vontades que precisam ser atendidos, dentro do orçamento da família e da boa educação que seus pais oferecem, é claro.

Sendo assim, continue a leitura e confira tudo!

Estilo da Decoração

Quem não quer uma casa bem decorada e confortável, certo? Porém, ao criar a identidade visual de um ambiente, as pessoas se sentirão, muitas vezes, perdidas com tanta informação. Afinal, existem muitos estilos diferentes de decoração, e cada um com suas peculiaridades.

O ideal é escolher um local que reflita a personalidade dos moradores e todos os seus elementos se harmonizem. Mas, isso não é uma tarefa fácil.

A decoração do quarto das crianças, além da sua função, deve ser muito mais criativa do que os demais ambientes da casa. Deve ser divertido, educativo e ilustrado com temas e personagens que as crianças mais gostam. Então, ao preparar uma proposta de interior, é aconselhável desenhar uma paleta de cores, um conjunto de móveis, decorações e outros elementos. Mas, para fazer isso, você deve, primeiro, escolher um estilo visual.

O retro, é muito procurado no mercado, se refletindo nas pernas de poltronas, cortinas, papéis de parede e tecidos com padrões geométricos. O estilo provençal, é mais leve e refinado, o que é ótimo para o quarto de um bebê. O minimalismo, por outro lado, permite muitas combinações, mas sem exageros. E o rústico, remete melhor ao conforto, com malhas, fibras e madeira natural.

Cartela de Cores

Uma das melhores maneiras de começar a planejar sua decoração, é definir uma paleta de cores para ela. A inspiração para identificar composições de cores que combinam e podem ser usadas em sua decoração, pode vir de diferentes lugares.

A partir da paleta você pode determinar a cor de pisos, paredes, móveis e, finalmente objetos de decoração. Portanto, quanto mais cedo você identificá-los, maiores serão suas chances de tomar uma decisão.

A maneira mais fácil de encontrar inspiração ao criar sua paleta, é examinar alguns projetos de decoração que o atraem, e prestar atenção à escolha de cores do criador.

Comece considerando a cor do piso e das paredes, depois a madeira, as pedras e, por fim, o tecido, como a cor do sofá, carpete e cortinas.

Às vezes, um certo detalhe como, por exemplo, uma flor em um arranjo, pode ser uma das cores mais importantes em um projeto, pois, cria contraste com outros tons.

A base mais fácil de trabalhar, são as cores neutras. Tons de branco, preto, cinza e pastel não cansam o visual. Móveis nestas corres, refletem melhor a luz natural e tornam o ambiente mais claro. Além disso, obviamente, os quartos das crianças também precisam de manchas coloridas e podem ser tapetes, cortinas, travesseiros, roupas de cama, cobertores, luzes e muito mais.

Móveis para o quarto das crianças

Não lote o quarto das crianças com móveis. Os pais devem discutir com os filhos quais peças de mobiliário serão realmente necessárias. Deve haver espaço para guardar suas coisas, mas, também, para brincar, para estudar, e outro, claro, para descansar. Por esse motivo, os componentes devem ser fortes o suficiente para resistir a todos esses choques diários.

Antes de comprar móveis, os pais devem pensar neste cômodo como um todo. Eles também precisam analisar como podem reutilizar peças compradas ao longo dos anos, sem ter que reinvestir financeiramente em grandes mudanças. O tipo de decoração escolhida deve se adaptar às diferentes fases da infância do seu filho. Além disso, certos itens podem reduzir os atritos que acontecem entre irmãos, como beliches, se duas ou mais crianças compartilham um mesmo quarto.

Bagunça das crianças

Para ter um ambiente adequado às crianças, a organização deve prevalecer. Brinquedos, material escolar, roupas e outros pertences pessoais em seu quarto, devem ser separados e mantidos organizados o tempo todo. Não deve haver objetos deixados no chão.

Assim, cada canto e recanto pode ser aproveitado com nichos, prateleiras e armários integrados na decoração. Tudo isso representa um aumento significativo no bem-estar da criança.

Cuidados na hora de decorar o quarto das crianças

  • Para evitar alguns acidentes, é importante que os pais verifiquem os fatores de segurança em toda a casa, principalmente no quarto dos filhos;
  • Se o seu filho tem problemas respiratórios, todos os itens escolhidos para decoração devem ser de fácil manutenção e limpeza;
  • Recomenda-se não colocar brinquedos e livros em prateleiras mais altas, onde as crianças possam se pendurar, cair e se machucar;
  • Para estas “crianças artistas”, é imprescindível um espaço onde possam exprimir a sua criatividade, como por exemplo um quadro negro;
  • Não deixe as janelas obscurecidas por móveis pesados ​​ou cortinas, pois são necessárias para a entrada de luz natural no ambiente;
  • Para a iluminação artificial, a luz não deve ser muito forte nem muito suave. É preciso um ponto central e local na mesa e próximo à cabeceira da cama.

Sendo assim, por hoje, ficamos por aqui. Esperamos que tenha curtido esse texto. Com certeza, seguindo nossas dicas, você vai montar um ambiente super agradável e bonito.

Além disso, não se esqueça de seguir o nosso blog, para ficar por dentro de mais conteúdos como esse.

Obrigado pela leitura!

Conforto e bem-estar para a sua residência ou negócio

Inscreva-se em nossa newsletter

Receba, gratuitamente, notícias e material de apoio exclusivo.

CONFIRA OUTRAS MATÉRIAS

Sair da versão mobile